WhatsApp: (31) 9 8384-7003 | Telefone: 0800-001-4321

WhatsApp: (31) 9 8384-7003

Telefone: 0800-001-4321

    Redes Sociais

Andrologia e Urologia Qual diferença?

A andrologia é uma especialidade médica que estuda a saúde e as funções sexuais e reprodutivas do homem. As mulheres quando estão com problemas sexuais ou dificuldades em se reproduzir buscam o ginecologista, já os homens entram em contato com o andrologista. Uma simples visita ao especialista em andrologia pode trazer grandes benefícios a sua saúde sexual.

Para realizar diagnósticos mais precisos relacionados à saúde sexual masculina, os andrologistas são os profissionais mais recomendados. No entanto, não é muito comum que homens procurem este profissional e com isso, é impossível diagnosticar com antecedência o possível surgimento de problemas sexuais.

A andrologia.

Um andrologista é o profissional que irá diagnosticar e tratar casos de ejaculação precoce, impotência sexual, disfunção erétil e falta de desejo sexual. Ou seja, o andrologista realiza diagnóstico e prognóstico referentes a aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos do fator sexual masculino.

É importante esclarecer que o andrologista deve ser procurada pelo o homem a partir do momento que este passa a ter vida sexual ativa, isso deve ocorrer portanto, desde a adolescente até a terceira idade. Ou seja, o andrologista não deve ser buscado apenas na velhice, ou com o surgimento de problemas sexuais.

Mas é importante entender que existe diferenças entre o andrologista e o urologista.

O urologista é um médico especializado no sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Os procedimentos do urologista estão relacionados a problemas urológicas. Portanto, o urologista é o médico responsável por realizar exames preventivos para do câncer de próstata e problemas como enurese noturna, cistite, infecção urinária. O urologista também realiza tratamentos de cálculo renal, câncer de testículo, câncer de pênis, entre outros.

O mais importante é lembrar que o andrologista deve ser sempre consultado em qualquer momento da vida e não apenas com o surgimento de problemas sexuais. Mas que realizar exames preventivos com o urologista também é fundamental. Lembre-se realizar exames periódicos evita distúrbios como a disfunção erétil, ejaculação precoce, entre outros problemas.

Leia também: “Disfunção erétil: formas naturais de combater.

Open chat
Entre em contato conosco